Ações da Ásia fecham em alta após fortalecimento do iuane

     Porto Alegre, 6 de novembro de 2019 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam em sua maioria em campo positivo, com exceção da bolsa de Xangai, que encerrou em queda de 0,43%. A valorização do iuane em relação ao dólar e o otimismo em relação ao acordo comercial com os Estados Unidos pesaram sobre os índices.

     Ontem, a moeda chinesa, o iuane, atingiu seu nível mais forte em três meses ante o dólar, ficando abaixo do limiar simbólico de 7 iuanes por dólar. A moeda subiu cerca de 0,5% para 6,9945 em relação ao dólar no mercado onshore, controlado pela China continental, e aumentou em nível similar no mercado offshore, onde é mais livremente monitorada por Hong Kong.

     Hoje, o Banco do Povo da China (Pboc, o banco central do país) limitou a faixa de câmbio do dólar para 7,0080 por dólar. O nível é o mais forte desde agosto.

     Segundo analistas, esses movimentos acontecem diante do maior otimismo em relação ao acordo comercial entre chineses e Estados Unidos. Embora um assinatura pareça mais próxima, a imprensa da China divulgou que os oficiais do país estão pressionando o presidente dos Estados unidos, Donald Trump, a retirar mais tarifas impostas sobre US$ 125 bilhões em mercadorias chinesas.

     “Os ganhos das ações de Hong Kong vêm apesar da deterioração das perspectivas de negócios para a cidade, que enfrenta uma desaceleração do comércio global e agitação e violência política doméstica”, afirmam analistas da DBS Wealth. “O aumento do otimismo em relação às negociações comerciais EUA-China e uma recuperação do yuan chinês ajudaram a melhorar o sentimento de risco”.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

     Nikkei 225 (Tóquio): +0,22%, 23.303,82 pontos

     Hang Seng (Hong Kong): +0,02%, 27.688,64 pontos

     Xangai Composto (Xangai): -0,43%, 2.978,60 pontos

     Kospi (Seul): +0,07%, 2.144,15 pontos 

     Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2019 – Grupo CMA