Fed visa manter expansão econômica pelo maior tempo possível, diz Powel

     Porto Alegre, 9 de outubro de 2019 – A economia dos Estados segue em expansão, apesar de alguns riscos, e o trabalho do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) é manter o crescimento, disse o presidente da instituição, Jerome Powell, repetindo um discurso da semana passada.

     Segundo ele, ao participar de um evento em Kansas City, a economia norte-americana “está em um bom lugar” no geral. “Nosso trabalho é mantê-la lá o maior tempo possível”, afirmou, assim como em um evento em Washington na sexta-feira passada.

     Ele repetiu que economias avançadas em todo o mundo enfrentam alguns desafios de longo prazo, como “baixo crescimento, baixa inflação e baixas taxas de juros”, o que deixa os bancos centrais sem espaço para cortar juros e apoiar o crescimento econômico em momentos de crises.

     Assim, o Fed está revisando, desde janeiro, suas estratégias de política monetária, para que consiga alcançar de forma simétrica e sustentável a meta de inflação de 2%. Segundo Powell, a taxa de inflação norte-americana está abaixo, mas perto da meta, e o mercado de trabalho está historicamente forte. As informações são da Agência CMA.